quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Regras e tradições da cerimônia!

Hoje aqui no blog vou expor as regras e padrões do cortejo em uma cerimônia de casamento. Algumas são regras antigas, outras nem tanto, mas cheias de significado. Porém podem ser adaptadas dependendo do contexto da cerimônia ou do gosto dos noivos.


A nossa cerimônia com certeza vai contar com várias adaptações! Mais próximo da data conto pra vocês ou fica como surpresa!

No cortejo tradicional, apenas a noiva, acompanhada pelo seu pai caminhavam pelo centro da Igreja. Os demais – noivo, mãe da noiva, pais do noivo, padrinhos, damas de honra e pajens aguardavam na sacristia até o momento do início da cerimônia, quando, aí sim já se posicionavam no altar para aguardarem a entrada da noiva.

Atualmente as igrejas são bem flexíveis, ou então, como no caso da nossa, as cerimônias nem acontecem nas igrejas, por isso existem muitas variáveis em relação á forma como ocorrerá o cortejo da cerimônia. Abaixo vou descrever o mais usado hoje em dia.


Posicionamento dos Convidados
De acordo com as tradições os convidados da noiva devem se posicionar do lado esquerdo do corredor central, o mesmo lado que a noiva ficará, já os bancos do lado direito da entrada, são destinados aos convidados do noivo. Mas é claro que lados contrários podem ser preenchidos, se for necessário para que todos tenham assento, ou mesmo porque muitas vezes os convidados são do casal, e não de um ou de outro.

Entrada dos padrinhos
Os padrinhos são pessoas que foram escolhidas para serem "testemunhas" de um acontecimento. Sendo testemunhas, devem ser os primeiros a entrar para que presenciem o fato
desde o início, testemunhando e assinando a veracidade dos fatos ali ocorridos.

Por isso o cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, mantendo uma distância de um para o outro de aproximadamente um quarto do caminho total. Alternam-se
os padrinhos do noivo e os padrinhos da noiva. As mulheres devem ficar do lado esquerdo de seus parceiros. E a ordem de entrada deve ser respeitada de acordo com uma hierarquia familiar: avós, irmãos, tios, primos, amigos, nessa ordem.



Entrada do noivo
Ao final da entrada dos padrinhos, deve ser feita uma pausa suficiente para que o corredor fique livre. Depois, conforme diz a regra, entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, e se colocam próximo ao altar, do lado esquerdo. 

Depois é a vez do noivo, de braço (esquerdo) dado com sua mãe.



Daminhas e pajens
Os pajens são encarregados de levar as alianças, e ao chegar ao altar, eles devem entregar ao noivo, que colocará no altar. As daminhas levam um pequeno buquê ou uma cestinha com flores. Quando não há daminhas ou pajens, o noivo deve levar as alianças no bolso.



A entrada da noiva
A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, embora haja quem prefira entrar com outras músicas que tenham a ver com a história do casal. 

A tradição pede que a noiva entre ao lado esquerdo do pai, significando estar mais perto do coração, no entanto quando a noiva entra do lado direito de seu pai, facilita todo o processo da cerimônia já que ao chegar próximo ao noivo, ela ficará entre os dois, pai e noivo, onde o pai cumprimenta o noivo e a entrega. Dessa forma, pai e noivo, já estarão na posição correta. O pai segue para juntar-se á mãe da noiva (lado esquerdo) e o noivo volta ao seu lugar no altar, á direita, com a noiva ao seu lado esquerdo.


No entanto achei um significado muito fofo para a noiva entrar no cortejo com seu pai do lado direito: representa que a pessoa que está entregando a noiva se sente seguro em relação á nova fase do casal. Já o noivo a recebe com o braço esquerdo, porque a recebe “com todo coração”.

Eu vejo essa como uma das partes mais significativas e importantes do casamento.

A noiva entra com seu pai, a pessoa que cuidou e zelou por ela até aquele momento, e este a entrega ao seu noivo, juntamente com a função de cuidar dela a partir daí.



Os noivos então sobem ao altar, para receberem as bênçãos. A noiva do lado esquerdo do noivo.




Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo, isso devido a uma tradição que remonta à Idade Média: que se algum homem tentasse “roubar” a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada, usando o braço direito para o combate. 

Outros dizem que, quando a noiva fica no lado esquerdo, afasta o risco da infidelidade.

Outro motivo ainda, para a noiva permanecer do lado esquerdo do noivo é porque assim fica mais próxima de seu coração.



Cortejo de saída
Terminada a cerimônia, a regra de saída é a inversa da de entrada: primeiro saem os noivos, seguidos pelos pais da noiva, os pais do noivo e os casais de padrinhos, que deixam os bancos da esquerda e da direita, alternadamente.
 No entanto, em alguns casamentos, os noivos ficam no altar recebendo os cumprimentos dos padrinhos, de forma alternada. À medida que cada casal cumprimenta os recém-casados, vão saindo da Igreja.
Como já disse anteriormente, muitos destes rituais nós não iremos seguir, mas sempre é bom saber como funcionam, e quem sabe não ajudei alguém?







Nenhum comentário:

Postar um comentário